quarta-feira, 13 de julho de 2011

Semana Municipal do Hip Hop é criada em Esteio

O Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Hip Hop de Esteio foi aprovado por unanimidade na noite desta terça-feira. A proposta, de autoria do vereador Leo Dahmer(PT), é resultado da demanda do movimento cultural da cidade. A criação da Semana é um grande passo para o movimento Hip Hop de Esteio.

Estiveram presentes diversas entidades além de artistas, militantes e amantes da cultura hip-hop de várias cidades do estado, como Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo, sendo os representantes do movimento com a palavra o Rapper Rafa Rafuagi e o Mc Nitro Di.

Nos últimos seis anos foram anos de muitos avanços para a cultura de Esteio. O movimento Hip Hop esteiense esteve na linha de frente de vários acontecimentos nacionais, como o prêmio Hútuz(Maior Prêmio Latino Americano do Hip Hop), prêmio Lança de Ouro(Maior Prêmio de Hip Hop da Região Sul do Brasil), prêmio Omega Rap(Maior Prêmio de Hip Hop do Rio Grande do Sul), prêmio Chance Black Músic(Diário Gaúcho), Liga dos Mc’s(Etapa POA 2007), Projeto RS Negro Educando para a Diversidade(Secretaria Estadual de Educação) entre outros grandes eventos.

Por conta disso, o movimento Hip Hop de Esteio acredita que é o momento de reconhecer estes esforços. “O Hip Hop chegou em Esteio no início dos anos 80, com os pioneiros do grupo J.Clip e o Mc Zeneide, nos anos 90 e 2000 se consolidou, se organizou, na ultima década se espalhou pelas periferias e bairros nobres e hoje é uma cultura influente no cotidiano dos esteienses. Atualmente Esteio conta com diversos Grupos de Rap, Skatistas, Grafiteiros, Dj’s, Produtores Musicais, Produtores Culturais, Grupos de Dança(HipHop) e um Estúdio Musical específico de Rap”, afirma Rafael Diogo dos Santos, integrante do grupo Rafuagi.

De acordo com Rafal, a Semana de Hip Hop busca o fortalecimento da cidadania por meio da música e de atividades culturais que constituem um instrumento privilegiado no processo de formação e transformação dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, é também importante ferramenta de inclusão social aos envolvidos com o Hip Hop. A ideia é congregar representantes de periferias, lideranças e movimentos sociais de todo o estado do Rio Grande do Sul na realização do evento com objetivo de debater, produzir, confraternizar e propor ações de políticas públicas que trabalhem questões étnicas, de direitos humanos, de fomento cultural e desenvolvimento econômico voltada às comunidades participantes.

Clique aqui para acessar a lei que cria a Semana Municipal do Hip Hop de Esteio.

Ajude a divulgar a Semana de Hip Hop de Esteio no twitter. Use a hashtag #semanahiphopesteio.

Fonte: leodahmer

Nenhum comentário:

Postar um comentário